Páginas
▼
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
NGC 2170 - Nebulosa de Reflexão
Crédito: Adam Block, Mt. Lemmon SkyCenter, U. Arizona
Neste lindo quadro cósmico pintado com um pincel celeste, a nebulosa NGC 2170 brilha perto do canto superior esquerdo.
Refletindo a luz de estrelas quentes e vizinhas, NGC 2170 é acompanhada por outras nebulosas de reflexão azuis, uma região compacta e avermelhada de emissão, e correntes de poeira escura contra um fundo de estrelas.
Tal como os pintores cá na Terra, que escolhem pintar objetos comuns que encontramos em casa, as nuvens de gás, poeira e as estrelas quentes na imagem são também facilmente encontradas - uma gigante nuvem molecular de formação estelar na constelação do Unicórnio.
A nuvem molecular gigante, Mon R2, está incrivelmente perto, estimada a apenas 2400 anos-luz. A essa distância, este quadro mede cerca de 15 anos-luz de comprimento.
Crédito: Stefan Seip
Nesta espectacular imagem, a poeirenta nebulosa NGC 2170 brilha no canto superior esquerdo.
Refletindo a luz de estrelas quentes vizinhas, NGC 2170 é acompanhada por uma outra nebulosa de reflexão azul e uma compacta região vermelha de emissão, rodeadas por um cenário de estrelas.
Localizada na constelação de Unicórnio, a gigante nuvem molecular Mon R2 situa-se bem perto, numa distância estimada de apenas 2,400 anos-luz.
NGC 2170- Crédito: Russell Croman (Russell Croman Astrophotography)
Quando as estrelas se formam, reina o pandemónio. É o caso na região de formação estelar NGC 2170. Visíveis no topo estão regiões de emissão de hidrogénio vermelhas, regiões de reflexão azuis constituídas por poeiras, nuvens escuras de poeiras e gás e as estrelas que delas se formaram. À medida que as estrelas vão nascendo, vão soprando o gás da nebulosa que lhes deu origem até que, no final, o resultado seja um enxame de estrelas.
°ღ•ŦℛÁПП●•٠·˙ 24 fev 2011
Vendo tal maravilha penso que deus ainda não terminou sua criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário