Crédito: Rudi Dobesberger (Sternfreunde Steyr)
Um invulgar triângulo de luz é visível, por esta altura do ano mesmo antes do amanhecer, no hemisfério Norte.
Já considerado como um nascer-do-Sol falso, este triângulo de luz é na realidade a luz zodiacal, luz refletida por partículas interplanetárias. O brilhante triângulo é claramente visível à direita da imagem, obtida pouco tempo depois do pôr-do-Sol na Namíbia (hemisfério Sul) em Junho de 2009.
A banda central da nossa Via Láctea à esquerda parece-se com a banda zodiacal à direita, mas depois curva pelo céu. As pequenas e tênues manchas dentro do arco são as galáxias Grande e Pequena Nuvens de Magalhães.
A poeira zodiacal orbita o Sol predominantemente no mesmo plano que os planetas: a eclíptica. A luz zodiacal é tão brilhante no norte nesta altura do ano porque a banda de poeira está orientada quase na vertical ao nascer-do-Sol, e o espesso ar perto do horizonte não bloqueia a brilhante poeira refletiva.
A luz zodiacal é também brilhante para os habitantes do hemisfério Norte em Março e Abril mesmo depois do pôr-do-Sol. No hemisfério Sul, a luz zodiacal é mais notável após o pôr-do-Sol no fim do Verão e antes do nascer-do-Sol no final da Primavera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário