quarta-feira, 2 de novembro de 2011

M 033: Galáxia do Triângulo

 - Crédito: Paul Mortfield, Stefano Cancelli

A pequena constelação do Triângulo contém esta espantosa galáxia espiral, M33. Entre os seus nomes populares destacam-se Galáxia do Catavento e Galáxia do Triângulo.

M33 mede mais de 50.000 anos-luz em diâmetro, e é a terceira maior galáxia do Grupo Local, a seguir à Galáxia de Andrômeda (M31) e à nossa Via Láctea. A cerca de 3 milhões de anos-luz da nossa Galáxia, pensa-se que a própria M33 seja uma galáxia-satélite da Galáxia de Andrômeda e quaisquer astrônomos que se encontrassem nestas duas galáxias muito provavelmente teriam vistas espetaculares dos sistemas estelares espirais um do outro.

No que diz respeito à vista a partir do planeta Terra, esta imagem detalhada mostra os enxames azuis e as regiões de formação estelar cor-de-rosa de M33, que traçam os mais ou menos entrelaçados braços espirais da galáxia.

De fato, a cavernosa NGC 604 é a região de formação estelar mais brilhante, vista aqui na posição da 1 hora a partir do centro da galáxia. Tal como M31, a bem-medida população de estrelas variáveis de M33 tem ajudado a fazer deste nosso vizinho galáctico uma espécie de "régua cósmica" para estabelecer a escala de distâncias do Universo.


Crédito: Manfred Konrad                 


Brilhantes Nebulosas em M33
 - Crédito: Ken Crawford (Rancho Del Sol Observatory)
A esplêndida galáxia espiral M33 parece ter muitas e brilhantes nebulosas de emissão. De facto, dados de imagens de banda-estreita e larga, combinadas nesta composição extremamente detalhada, traçam as avermelhadas nebulosas de emissão, denominadas regiões HII [de formação estelar], percorrendo os braços espirais na direção do núcleo galáctico.

Historicamente de grande interesse para os astrónomos, as gigantes regiões HII de M33 são dos maiores berçários estelares conhecidos - locais de formação de estrelas com um curto período de vida mas muito massivas. 

A intensa radiação ultravioleta das estrelas massivas e luminosas ioniza o gás em redor e acaba por produzir o característico tom avermelhado. Prolongando-se por mais de 50.000 anos-luz e um membro proeminente do Grupo Local de galáxias, M33 é também conhecida como a Galáxia do Triângulo. Situa-se a cerca de 3 milhões de anos-luz de distância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário