sexta-feira, 4 de novembro de 2011

NGC 3324 - Nebulosa Buraco de Fechadura



A Nebulosa Buraco da Fechadura recebe o seu nome devido à sua estranha forma. Com o nome oficial de NGC 3324, é uma região mais pequena sobreposta à maior Nebulosa Eta Carina. 

Estas nebulosas foram criadas pela estrela Eta Carina, que é dada a erupções violentas durante os seus séculos finais. Observada e discutida em 1840 quando uma espetacular explosão se tornou visível, o sistema Eta Carina parece agora passar por um esquisito período de mudança.

Uma nebulosa de emissão que contém muito pó, a Nebulosa Buraco de Fechadura situa-se aproximadamente a 9,000 anos-luz de distância.

Este fotogênico objeto pode ser visto até por um pequeno telescópio. Recentemente descobriu-se que a Nebulosa Buraco da Fechadura contém nuvens altamente estruturadas de gás molecular.
Crédito: NOAO, NSF; AURA



Montanhas de poeira na Nebulosa Carina

Crédito: NASA, ESA, Hubble Heritage (STScI/AURA); Reconhecimento: N. Smith et al. (JHU)

Estrelas jovens e brilhantes por vezes esculpem pitorescas e poeirentas montanhas logo após nascerem.

Criadas "por acidente", a luz e ventos energéticos destas recém-estrelas massivas "queimam" enormes quantidades de poeira escura e gás frio de uma maneira persistente mas lenta.

Tal é o caso em NGC 3324, uma região de formação estelar perto do limite de NGC 3372, a energética e expansiva Nebulosa Carina.

Na imagem acima, em cores cientificamente atribuídas, está apenas uma pequena parte de NGC 3324.

A própria Nebulosa Carina é uma das maiores regiões de formação estelar conhecidas e lar de Eta Carinae, uma das mais instáveis e variáveis estrelas conhecidas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário