terça-feira, 1 de novembro de 2011

NGC 7023 - Nebulosa da Íris



Tal como delicadas pétalas cósmicas, estas nuvens de poeira interestelar e gás floresceram a 1,300 anos-luz de distância nos férteis campos estelares da constelação de Cefeu.

Por vezes chamada Nebulosa da Íris ou catalogada como NGC 7023, esta não é única nebulosa no céu a evocar a imagem de flores.

Mesmo assim, esta linda imagem mostra a coleção de cores de NGC 7023 e suas simetrias com um detalhe impressionante.

Dentro da Íris, o material nebular rodeia uma jovem, quente e massiva estrela. Os filamentos centrais de pó cósmico brilham com um tom vermelho à medida que outros efetivamente convertem a radiação ultravioleta da estrela em luz vermelha visível.

No entanto, a cor dominante da nebulosa é azul, característica de poeira refletindo a luz estelar. Nuvens escuras de poeira e gás molecular estão também presentes e podem levar o olho a tomar formas fantásticas.

Observações no infravermelho indicam que esta nebulosa pode conter complexas moléculas de carbono conhecidas. A Nebulosa da Íris cobre uma área de aproximadamente seis anos-luz.

Crédito: Brian Lula






NGC 7023 foi observada 18 de outubro de 1794 por William Herschel.

A nebulosa é iluminada pela luz de uma estrela de 6,8 Mag (HD200775) em seu centro. A luz azul brilhante visto aqui é devido à luz sendo refletida partículas de poeira que sobreviveram nascimento da estrela.


A cor dominante central desta nebulosa de reflexão é o azul, característica dos grãos de poeira que refletem a luz estelar. Dentro da Íris, o material nebular envolve uma estrela quente e jovem. 


Há indícios fracos de cor vermelha ao redor da estrela central. Esta é uma evidência de que há alguma emissão de hidrogênio ocorrendo.












NGC 7023: A Nebulosa da Íris - Crédito: Daniel LópezIAC    

Esta bonita imagem digital mostra o espectro de cores e simetrias da nebulosa com um detalhe impressionante. Dentro da Íris, o material nebular rodeia uma estrela jovem e quente. 

A cor dominante da brilhante nebulosa de reflexão é o azul, característico de grãos de poeira que refletem luz estelar. Os filamentos centrais das nuvens de poeira brilham com uma ténue fotoluminescência avermelhada à medida que alguns grãos de poeira convertem eficientemente a invisível radiação ultravioleta da estrela em luz avermelhada e visível. 

As observações infravermelhas indicam que esta nebulosa pode conter moléculas complexas de carbono conhecidas como PAHs

Vista na imagem, a porção brilhante e azul da Nebulosa da Íris tem cerca de 6 anos-luz de comprimento. 






Este close-up de uma área na região noroeste da Nebulosa Iris parece estar entupido com poeira cósmica. Com luz a partir da próxima estrela HD 200775 iluminando-a de cima, assemelha-se a poeira espessa ou montes algodão.

Na verdade é composta de minúsculas partículas de matéria sólida, com tamanhos de dez a cem vezes menores do que aqueles dos grãos de poeira que encontramos em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário