terça-feira, 25 de outubro de 2011

MACSJ0025.4-1222 - Dois Enxames Galácticos colidem

MACSJ0025:
- Crédito: NASA, ESA, CXC, M. Bradac (UCSB) & S. Allen (Stanford)




O que acontece quando dois dos maiores objectos do Universo colidem? Ninguém tinha a certeza, mas a resposta está a dar-nos pistas sobre a natureza da misteriosa matéria escura.

No caso de MACSJ0025.4-1222, dois gigantescos enxames galácticos têm colidido lentamente ao longo de centenas de milhões de anos, e o resultado foi capturado pelo Telescópio Espacial Hubble no visível e pelo Telescópio Espacial Chandra em raios-X.

Uma vez que a imagem do lado foi registada, a localização e distorções de lentes gravitacionais de galáxias mais distantes pelo novo enxame galáctico combinado permitiu aos astrónomos determinar informaticamente o que aconteceu à matéria escura dos enxames.

O resultado indica que esta grande colisão fez com que a matéria escura nos enxames se tornasse parcialmente separada da matéria normal, confirmando a especulação anterior.

Na imagem, a matéria escura é ilustrada no tom difuso púrpura, enquanto uma descrição da quente matéria normal em raios-X tem tons cor-de-rosa.

MACSJ0025 contém centenas de galáxias, prolonga-se por cerca de 3 milhões de anos-luz, e situa-se a quase 6 mil milhões de anos-luz de distância (desvio para o vermelho de 0,59) na direção da constelação de Baleia (Cetus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário