terça-feira, 25 de outubro de 2011

NGC 7129 - Nebulosa e o Enxame aberto NGC 7142.

- Crédito: Bob e Janice Fera (Fera Photography)

Jovens sóis ainda se encontram dentro da poeirenta NGC 7129, a uns 3000 anos-luz de distância na direcção da constelação de Cefeu.

Enquanto estas estrelas se encontram numa idade relativamente tenra, com apenas 1 milhão de anos, é bastante provável que o nosso Sol se tenha formado num berçário estelar semelhante.

O mais notável na espectacular imagem são as lindas nuvens de poeira com tons azuis que reflectem a jovem luz estelar, mas as formas mais pequenas, crescentes e com tons de vermelho profundo, são também marcos de objectos estelares jovens e energéticos.

Conhecidos como objectos Herbig-Haro, a sua forma e cor é característica do brilhante hidrogénio gasoso que choca com jactos libertados de estrelas recém-nascidas.

Eventualmente, o gás e poeira na região serão dispersados, as estrelas afastar-se-ão umas das outras à medida que o enxame solto orbita o centro da Galáxia.

À distância estimada de NGC 7129, esta imagem telescópica cobre uma área com cerca de 40 anos-luz.



NGC 7129 e NGC 7142
-Crédito: Tony Hallas
Esta imagem de telescópio foi tirada na direcção da constelação de Cefeu e de um par visual constituído por uma nebulosa de reflexão catalogada como NGC 7129 (esquerda) e um enxame aberto de estrelas, conhecido como NGC 7142.

Os dois objectos aparecem separados de apenas meio grau no céu, mas encontram-se de facto a distâncias bastante diferentes do Sol. A nebulosa NGC 7129 encontra-se a cerca de 3000 anos-luz de distância de nós, enquanto o enxame NGC 7142 se encontra a cerca de 6000 anos-luz. O enxame NGC 7142 é considerado um enxame velho enquanto as estrelas embebidas na nebulosa NGC 7129 são estrelas jovens com apenas um milhão de anos.

As pequenas linhas vermelhas que se vêm na nebulosa NGC 7129 estão associadas a jactos energéticos que saem das estrelas recentemente formadas. Surpreendentemente, apesar da poeira, é possível observar galáxias de fundo na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário